Casamento no balão de ar quente
É possível casar no balão aqui no Brasil? Saiba de que formas explorar o balão na sua cerimônia Balão de ar quente: Romance para todos
O Balonismo moderno é muito utilizado como hobby ou turismo, sendo difundido e mundialmente conhecido pelo impacto visual incrível que causa em meio a natureza e paisagens cotidianas.
Andar de balão é muito seguro, considerado pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) como o método mais seguro de voar quando comparado com qualquer outro meio de transporte aéreo, devido às baixas taxas de acidentes fatais ao longo da história. Dito isso, vamos entender primeiro como funciona um balão.
Fazer um balão decolar é muito simples – requer apenas alguns itens e leva poucos minutos do início do processo até que seja alçado um lindo voo livre. É necessário um cesto para comportar os passageiros, um envelope (nome técnico da parte inflável do balão), cilindros de gás, e um maçarico, responsável por produzir a chama que fará o balão decolar. Prezando pela segurança dos passageiros, decolamos com o dobro de combustível necessário para a duração pretendida do passeio, bem como com maçaricos modernos de estrutura dupla ou tripla, capazes de gerar focos de combustão distintos e independentes.
O processo de voo do balão está totalmente ligado ao ato de acionar o maçarico repetidamente. Quanto mais o ar dentro do envelope é aquecido, mais próximo se torna de levantar voo.
A direção que o balão irá voar depende 100% da direção do vento. Em diferentes altitudes da atmosfera encontramos camadas de vento com direções distintas. Essas camadas, por sua vez, são utilizadas para guiar o balão, mesmo que esse direcionamento ocorra somente de forma limitada. Previsões meteorológicas são consultadas pelos pilotos para a realização do planejamento de voo, o que facilita a navegação e proporciona um voo ainda mais seguro.
No entanto, vale lembrar que a previsão da direção dos ventos por vezes difere da direção real, tornando necessário que a navegação seja ajustada pelo piloto ao decorrer do voo conforme leitura analítica constante do comportamento dos ventos. Todos os esforços da navegação convergem para o propósito de atingir um pouso tranquilo, em um ambiente seguro.
Levando em consideração essas informações, para o balonismo ser considerado uma prática segura precisamos prezar pela utilização de equipamentos de qualidade e com a manutenção em dia. É ideal que se voe com balões novos e certificados pela ANAC. O piloto do balão também precisa estar com seu brevê ativo e atualizado.
No entanto, o fator primordial para a prática segura do balonismo é a presença de boas condições climáticas. Dias com previsão de chuva ou entrada de ventos fortes (especialmente acima de 25km/h) tornam-se impróprios para o passeio.
Seguindo todas as medidas de segurança, conseguimos manter o título de método mais seguro de se voar. Por essa razão é tão importante escolher com cuidado a empresa que você realizará o seu passeio de balão, e investigar se ela adota todos esses cuidados. Dessa forma, você, sua família, parceiros e amigos, podem voar de balão com a única preocupação de aproveitar o passeio.
Compartilhe esse artigo!
– Leia mais –
É possível casar no balão aqui no Brasil? Saiba de que formas explorar o balão na sua cerimônia Balão de ar quente: Romance para todos
Saiba quem NÃO pode realizar o voo O balão de ar quente é uma aeronave experimental, portanto não existem regras absolutas de uma entidade reguladora
Muitos clientes nos perguntam porque o passeio de balão acontece em Boituva e hoje vamos abrir os principais motivos. Clima O clima é um fator
Capadócia e seus Balões A primeira coisa que eu penso quando escuto Capadócia é, com certeza, “passeio de balão”! E não tem como ser diferente:
O Balonismo moderno é muito utilizado como hobby ou turismo, sendo difundido e mundialmente conhecido pelo impacto visual incrível que causa em meio a natureza
O passeio de balão é um momento mágico. Com certeza é a hora de arrasar nas fotos e lotar a galeria de cenas de tirar